AGENDA DE EVENTOS

Calendário – Andrea Lanna

17/03 (sáb) e 13/05 (dom)

Entre os dias 17 de março e 13 de maio, as obras da artista plástica mineira Andrea Lanna serão expostas na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, na mostra “Calendário”. A exposição, que marca os 35 anos de carreira da artista, reúne trabalhos em acrílica sobre tela e sobre papel, letras em bronze e um grande painel. A direção artística é assinada por Roberto Bethônico, professor e também artista plástico mineiro.

As obras começaram a ser produzidas em 2015, período em que Andrea Lanna escrevia sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Belas Artes da UFMG, em 2016, sob o título “Lugar possível: 1985-1995, as artes plásticas em Belo Horizonte”. “Naquele momento, precisei criar condições de continuar escrevendo e, paralelamente, realizar um trabalho prático no ateliê. Comecei a pintar com cores diversas”, explica Andrea. Em 2016, a artista voltou a lecionar no Ateliê de Pintura da Escola de Belas Artes e começou a pintar com os alunos de forma mais disciplinada e descobrindo a diferença na repetição dos exercícios. “Nesse momento, eu já considerava a realização da mostra, e a denominação ‘Calendário me ocorreu com a compreensão dessa disciplina ininterrupta, que segue uma rotina, que se impõe e é necessária tanto para realizar uma tese, quanto para construir uma série em arte”, disse a artista.

Em 1982, a artista fez sua primeira exposição e já neste momento, seu trabalho saltou aos olhos do escultor e professor Amilcar de Castro (1920 – 2002) que escreveu no convite desta mostra: “Entre frutas, peixes e mulheres caricatas, nascerá uma pintora”. Até o ano de 2017 a artista participou de 25 exposições coletivas e nove individuais. Para Andrea, o que importa no artista, muito mais que o talento, é a atitude, sendo assim, ela trabalha com as circunstâncias, com o que está ao alcance. Andrea é inquieta e disposta a inovar, sente-se instigada pela arte e convida a todos a serem tocados por ela. “A arte deu sentido a minha experiência de vida, ao meu modo de estar no mundo”, diz a artista.

André Rubião, diretor de Cultura do Minas Tênis Clube, destaca a importância de receber as obras da artista. “O trabalho de Andrea Lanna se constrói em torno do desenho e da palavra. O desenho, registro inicial desde os tempos da caverna, é a matéria-prima da artista. Já a palavra aparece como um curto-circuito, algo para ‘não ser lido’, apenas o indício de um ‘espanto textual’. Para nós, do Minas, é uma honra receber a exposição “Calendário” e poder apreciar não somente o cotidiano de uma artífice da imagem, como as provocações de uma intelectual”, afirma o diretor.

Conheça o patrocinador da exposição Calendário: Lealtex

Serviço
Exposição “Calendário” de Andrea Lanna

Data: 17 de março a 13 de maio de 2018.
Horário: terças a sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244. Lourdes)
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.