NOTÍCIAS

25/08/17 | Centro Cultural

Acervo

fotografias cm

Fotos: Divulgação/Minas Tênis Clube

O Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube, que desde 2016 integra o Circuito de Museus de Belo Horizonte, inicia o ano com um grande e importante projeto que será executado ainda em 2017. Serão higienizados, preservados e difundidos 5.780 negativos do fotógrafo Bruno Roberto Martins da Costa, produzidos entre 1943 e 1975.

Constituído por 5.780 negativos avulsos de acetato com dimensão de 6×6 cm, as imagens neles impressas apresentam o ambiente de lazer esportivos do Clube em três décadas. Este material é o registro da memória do esporte em Belo Horizonte, sendo assim, deve ser tratado como um bem cultural e antropológico de Minas Gerais.

O projeto, que foi viabilizado por meio de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e terá o patrocínio do Instituto Unimed-BH e do escritório de advocacia Araújo & Fontes, será realizado em três etapas. A primeira será o tratamento do acervo sendo realizada a higienização, limpeza química e acondicionamento dos 5.780 negativos. Em seguida, na segunda etapa, serão realizadas quatro ações que consistem na digitalização das imagens obedecendo as normas do Conselho de Arquivos, CONARQ, impressão, inventário descritivo do acervo e inserção no Bando de Dados do Centro de Memória. No terceiro momento as imagens serão colocadas à disposição do público para apreciação na exposição de longa duração do Centro de Memória denominada Minas Tênis Clube: Várias Histórias.

As imagens dos negativos são datadas de 1943 a 1975 registradas pelo fotógrafo Bruno Roberto Martins da Costa, que fez parte do Foto Clube de Minas Gerais, FCMG. Seus primeiros trabalhos foram como hobby e, o fotógrafo passou a ser profissional na década de 1950 quando fez registros para a revista Vida Esportiva, se especializando em fotos com esta temática.

 

Outras Notícias

  • Música de família

    Família Lima (121)
    16/09/17 | Centro Cultural

    O Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube recebeu a Família Lima no show “Em Família”. O gru...

    saiba mais
  • Gauche na vida

    Letra em Cena Drummond (17)
    06/09/17 | Centro Cultural

    A sétima edição do projeto “Letra em Cena. Como ler…”  foi dedicado à poesia do mineiro Carlos Drummond de Andr...

    saiba mais
desenvolvido por