NOTÍCIAS

26/08/20 | Centro Cultural

BAÚ DE PEDRO NAVA – Letra em cena on-line apresenta a obra do memorialista mineiro

Na próxima terça-feira, 1º de setembro, às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Cube no Youtube (youtube.com.br/minastcoficial), será realizada mais uma transmissão do “Letra em Cena on-line”, desta vez homenageando Pedro Nava (Juiz de Fora, 1903 – Rio de Janeiro, 1984).  A obra do escritor mineiro será analisada pelo professor de literatura da UFMG Antônio Sérgio Bueno, em entrevista ao curador do programa literário do Minas, jornalista José Eduardo Gonçalves. A leitura dos textos de Pedro Nava será feita pelo ator Odilon Esteves. Para saber informações e novidades sobre o programa literário do Minas Tênis Clube, faça sua inscrição no site da Sympla.

Antônio Sérgio Bueno, professor de literatura da UFMG, analisará as obras de Pedro Nava. Foto: Arquivo pessoalAntônio Sérgio Bueno, professor de literatura da UFMG, analisará as obras de Pedro Nava. Foto: Arquivo pessoal

Considerado como um dos mais importantes memorialistas do Brasil, Pedro Nava escreveu sete livros, nos quais mostra um painel completo da cultura e dos costumes brasileiros, nos séculos XIX e XX. Em  Baú de Ossos, lançado em 1972, o autor resgata histórias dos seus antepassados, além de lembranças de infância. “Como bem disse Otto Lara Resende (1922 – 1992), quando leu os originais de Baú de Ossos: ‘trata-se de um livro que, sozinho, dá notícia de toda uma cultura’. A obra de Nava é um retrato bastante crítico da burguesia brasileira na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX”, afirma o professor Antônio Sérgio Bueno.

As outras obras de Nava são Balão Cativo (1973) e Chão de Ferro (1976);  Beira-Mar (1978)Galo das Trevas (1981)O Círio Perfeito (2004) e  o livro póstumo incompleto Cera das almas (2006). Pedro Nava viveu cercado por jovens escritores modernistas, especialmente Carlos Drummond de Andrade, e Mário de Andrade. “O próprio Nava afirmava que o estilo literário de suas memórias vinha de Mário de Andrade e das igrejas barrocas de Minas Gerais”, destaca o professor.

Serviço

Letra em cena on-line. Como ler Pedro Nava
Data: 1º de setembro, terça-feira.
Horário: 20h.
Transmissão: canal oficial do Youtube do Minas Tênis Clube.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

Outras Notícias

desenvolvido por