NOTÍCIAS

11/04/18 | Centro Cultural

Caos de Hilda

O segundo encontro do Letra em Cena. Como ler… foi dedicado à poesia de Hilda Hilst (1930 -2004). Eliane Robert de Moraes, professora de literatura da USP, fez uma análise e explicou como era a forma da poeta paulistana escrever e se colocar na cena literária. Bruna Kalil Othero, atriz e mestranda pela UFMG na obra de Hilda Hilst, fez a leitura de trechos do poema “Dez chamamentos ao amigo” e do conto “Unicórnio”, publicado no livro “Fluxo – Floema” de 1970.

Segundo Eliane Robert de Moraes, Hilda Hilst pode ser definida de duas formas. “Hilda fez uma poesia que pode ser reconhecida por duas palavras que a definem: insubordinada e múltipla”, diz. Hilda não seguia somente um tipo de escrita, ela produziu poesia, crônicas, peças de teatro, cantatas e romances. “Por 20 anos, Hilda escreveu somente poesias. Em 50 anos de vida literária, produziu 41 livros em todos os tipos de escrita”, afirmou Eliane.

Hilda perturba o leitor. “A obra dela pode ser considera como o documento do caos humano. O leitor de Hilda deve estar preparado para se deparar com o caos, deve deixar se perturbar pela linguagem e ideias que ela imprime no texto”, aconselha.

A verdade também é característica da escrita da poeta paulistana. “O texto de Hilda desnuda o lado ‘fera’ que todos temos. Ela não poupa em usar variadas formas, nem no que deseja falar, nem na escrita. No mesmo texto é possível encontrar uma linguagem erudita e chula”, observa a professora.

Eliane afirma que há que se ter força e serenidade para ler a poeta. “Hilda não facilita na literatura nem na vida”.

A próxima sessão do programa literário do Centro Cultural Minas Tênis Clube será sobre o pesquisador, poeta e ensaísta belo-horizontino, Affonso Ávila (1928 – 2012). No dia 10 de maio, o doutor em literatura Antônio Sérgio Bueno, analisará as letras deste que é considerado um dos mais importantes poetas brasileiros contemporâneos. As inscrições podem ser feitas no site da Sympla, clique aqui .

Outras Notícias

  • Cuidar de amor exige mestria…

    21/04/18 | Centro Cultural

    O musical de Oswaldo Montenegro, Leo e Bia, foi apresentado no Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube p...

    saiba mais
  • Leo e Bia

    20/04/18 | Centro Cultural

    No dia 21 (sábado), às 20h30, o Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) recebe o musical “Leo e ...

    saiba mais
desenvolvido por