NOTÍCIAS

05/02/18 | Centro Cultural

Catálogo da exposição na Galeria será lançado dia 7

A Diretoria de Cultura do Minas lançará, nesta quarta-feira (7/2), o catálogo da exposição “Lorenzato: Simples Singular”, a partir das 19h, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC). A entrada é franca para o público em geral. A publicação tem 176 páginas, ilustradas com fotos de pinturas, desenhos, aquarelas, documentos e objetos que compõem a maior exposição do artista já realizada, com 300 obras.

Marconi Drummond, um dos curadores da mostra, ao lado de Fabiola Moulin, é o responsável pelo projeto do catálogo, cuja linha editorial se baseou no roteiro expositivo, adotando as aproximações poéticas e temáticas entre as obras, potencializando as questões artísticas apresentadas por Lorenzato. “É um registro representativo da mostra, que é a maior exposição deste artista até então realizada. O catálogo registra essa experiência curatorial, expositiva, poética e acaba por se configurar como um documento, uma fonte expressiva da vasta produção do artista”, explica Marconi.

Para André Rubião, diretor de Cultura do Minas, a publicação é a preservação da memória da relação de Amadeo Luciano Lorenzato com o clube. “A primeira exposição de Lorenzato foi no Minas, ainda na década de 1960, o que muito nos orgulha. Este catálogo é o relato tangível da relação histórica do Minas com a cultura e, principalmente, com um nome tão importante da arte mineira e nacional”, enfatizou.

A mostra “Lorenzato: Simples Singular” fica na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube até o dia 18 de fevereiro, com entrada franca ao público em geral. Estão em exposição cerca de 300 trabalhos, entre pinturas, desenhos, esculturas, aquarelas e objetos pessoais, que permitem conhecer um pouco da vida e da obra de Amadeo Luciano Lorenzato, uma referência das artes visuais de Minas Gerais.

Autodidata, filho de imigrantes italianos, Lorenzato nasceu em Belo Horizonte, em 1900, viveu na Europa nos anos 1920 a 1948, e morreu na capital mineira, em 1995.

Serviço

Lançamento do Catálogo da exposição “Lorenzato: Simples Singular”

Data: 7 de fevereiro, quarta-feira.
Horário: 19h às 22h.
Local: Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244 – Lourdes).
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.

Exposição “Lorenzato: Simples Singular

Data: até 18 de fevereiro.
Horário: terças a sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Local:
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube.
Entrada: gratuita.
Classificação
: livre.

Outras Notícias

  • Com afeto

    14/11/18 | Centro Cultural

    “É impossível falar de Cecília sem afeto”, destacou Valéria Lamego, professora de literatura da PUC-RJ, convidada do ...

    saiba mais
  • Beatles para sempre

    13/11/18 | Centro Cultural

    No dia 16 de novembro, às 20h, o Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) recebe, em única apresentação, a...

    saiba mais
desenvolvido por