NOTÍCIAS

27/03/20 | Centro Cultural

Dia do Teatro – Teatro do Minas é reconhecido com um dos mais importantes do estado

Hoje, 27 de março, é celebrado o Dia Mundial do teatro. Criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a data remete ao dia da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clubes (CCMTC), um dos mais bem equipados da capital mineira, deve ser lembrado nesta data tão importante. Em funcionamento desde 2013, o espaço cultural está atualmente fechado, devido à quarentena imposta ao mundo para contenção da contaminação pelo Coronavírus. O Teatro do CCMTC ou Teatro do Minas, como também é conhecido, logo retomará as suas atividades, voltando a oferecer aos públicos de todas as idades programação de qualidade.

Por ano, o Teatro do CCMTC recebe cerca de 400 atrações, entre shows de música, dança e artes cênica, com  público de cerca de 90 mil pessoas. O espaço é a casa do programa Diversão em Cena ArcelorMittal, que leva para o palco, todos os domingos, peças infantis com ingressos a preços populares, e de espetáculos da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e do Verão Arte Contemporânea (VAC). Já pisaram no palco do Teatro do CCMTC artistas consagrados como Eva Wilma, Nathália Timberg, Aline Calixto, Zeca Baleiro, Milton Nascimento, Natália Lage, Christiane Torloni, Tonico Pereira, Grupo Galpão, Cia Luna Lunera, Armazém Companhia de Arte,  Marco Nanini, Sérgio Pererê, Maurício Tizuma, Pato Fu, Ed Motta, Giramundo Teatro de Bonecos e muitos outros grandes nomes da arte nacional.

No Dia do Teatro, o CCMTC celebra o seu palco. (Foto: Orlando Bento)No Dia do Teatro, o CCMTC celebra o seu palco. (Foto: Orlando Bento)

Dotado de alta tecnologia cênica, palco italiano e os mais arrojados equipamentos, o Teatro do CCMTC recebe montagens de espetáculos de pequeno, médio e grande porte. O espaço preza pelo conforto e comodidade da plateia e dispõe de poltronas ergonômicas e ar condicionado; rampas e áreas demarcadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; iluminação e equipamentos de segurança adequados às normas de saúde e bem-estar estabelecidas pelos órgãos públicos.

Além das facilidades proporcionadas pela modernidade dos recursos de palco, os artistas contam com sala de suporte e descanso. Para os produtores, o Teatro também oferece a tranquilidade de contar com área exclusiva para carga e descarga de materiais com elevador e bilheteria informatizada. E no amplo hall do Teatro, estão instalados espaço para venda de produtos dos artistas que se apresentam no local e toaletes. O local possui estacionamento pago para 720 carros com entradas pela Rua da Bahia e Rua Espírito Santo.

Não só palco, produtor de arte

O Teatro do CCMTC além de receber montagens importantes do Brasil e do mundo, cumpre seu papel de fomentar a cultura. O Teatro do CCMTC é palco de projetos culturais próprios do Minas Tênis Clube, como a Série de Concertos, que ofereceu ao público, a preços populares, recitais de como Nelson Freire, Sasha Boldachev, Orquestra Jovem de Boston, Duo Assad, Valentina Lisitsa, entre outros grandes nomes da música clássica. Dando espaço para novos artistas, o Teatro do CCMTC é palco para os artistas escolhidos por meio do edital de ocupação Sarau Minas Tênis Clube, também a preços populares. Os recursos técnicos do Teatro do Minas, que são de ponta, também são utilizados no Cena Técnica, programa de capacitação gratuito para profissionais do backstage, que promove palestras com profissionais de todo país e certifica os participantes.

Tudo isso é o Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Desde 2013, um palco iluminado e democrático onde brilham as artes das Minas Gerais, do Brasil e do mundo!

Outras Notícias

desenvolvido por