NOTÍCIAS

11/05/18 | Centro Cultural

Letras de Affonso

A terceira sessão do Letra em Cena. Como ler de 2018 foi sobre as letras de Affonso Ávila (1928 -2012). O poeta belo-horizontino, que completaria 90 anos nesse ano, foi analisado pelo doutor em literatura Antônio Sérgio Bueno. Seus textos foram lidos pelo ator Adyr Assumpção. Nas pilastras do Café Cultural, onde são realizados os encontros do Letra em Cena. Como ler…, estão plotados 19 poemas de Ávila.

Segundo Antônio Sérgio Bueno, Affonso Ávila era um crítico literário. “A escrita dele é de uma beleza. Seu texto é exato. Há rigor e o peso de cada palavra é medido”, disse. O poeta tinha bom humor e brincava com as palavras trazendo para o texto novos significados.

Affonso Ávila, grande estudioso do barroco, incorporou em seu texto as características do referido movimento artístico. “Especialmente no poema ‘Anjo de duas faces’ é possível ver a brincadeira do claro e escuro, forte caraterística do barroco”, diz.

Carlos Ávila, filho de Affonso, esteve presente no evento e reconheceu o encontro como um resgate. “O Letra em Cena. Como ler… lembrou a obra de Affonso para as novas gerações. Ele estava muito produtivo quando morreu e se ainda estivesse aqui, com certeza ainda estaria escrevendo. A forma apaixonada como Antônio Sérgio falou faz com que nos envolvamos mais com os textos de Affonso. Deu saudade”, disse.

 

Outras Notícias

  • Com afeto

    14/11/18 | Centro Cultural

    “É impossível falar de Cecília sem afeto”, destacou Valéria Lamego, professora de literatura da PUC-RJ, convidada do ...

    saiba mais
  • Beatles para sempre

    13/11/18 | Centro Cultural

    No dia 16 de novembro, às 20h, o Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) recebe, em única apresentação, a...

    saiba mais
desenvolvido por