NOTÍCIAS

16/08/20 | Centro Cultural

MTC É PATRIMÔNIO DE BH – CCMTC integra ação do Circuito Liberdade e celebra o mês do patrimônio cultural

O Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) apresenta, no dia 16 de agosto, domingo, em suas redes sociais (Instagram @mtccultura e Facebook @mtccultura), o vídeo “A sede social e os construtores do Minas”, que apresenta os arquitetos das edificações do octogenário Clube, fundado em 15 de novembro de 1935. O vídeo, que faz parte do acervo da exposição de longa duração do Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube, ressalta o prédio da Sede Social, em estilo art-decó, na rua da Bahia, como integrante da história arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte. A edificação é tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural da capital. A disponibilização do vídeo faz parte da ação do Circuito Liberdade, do qual o CCMTC faz parte, para celebrar o Mês do Patrimônio. A iniciativa é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Rede Minas, em parceria com a APPA – Arte e Cultura. (Confira o vídeo aqui – https://youtu.be/Ne16P70wCTc)

Sob o som de “Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos, a película apresenta o trabalho de Rafaello Berti, Romeo de Paoli, Alfredo Carneiro Santiago, Irmãos Natali e João Pereira Oliveira, importantes referências na engenharia, arquitetura, ornamentação e carpintaria de Belo Horizonte, nos anos 1930 e 1940. Esses profissionais foram responsáveis por prédios históricos, como o Edifício Acaiaca, o Cine Brasil, os Colégios Santo Agostinho, Imaculada Conceição e Monte Calvário, o Hotel Financial, entre outros.  No Minas, além do prédio da Sede Social, eles assinaram os projetos de construção da piscina com o antigo trampolim e do Prédio do Relógio.

Sobre o Dia do Patrimônio

É celebrado em 17 de agosto, data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898 – 1969), mineiro, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional.

 Serviço

Mês do Patrimônio Cultural 2020 – vídeo “A sede social e os construtores do Minas”

Data: 16 de agosto, domingo.
Local: perfil do instagram @mtccultura e facebook/mtccultura

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

Outras Notícias

desenvolvido por