NOTÍCIAS

10/04/19 | Centro Cultural

O amigo do rei

A segunda sessão da edição 2019 do programa literário do Minas Tênis Clube, “Letra em Cena. Como ler…” contemplou as letras de Manuel Bandeira. O professor Sérgio Alcides, da faculdade de Letras da UFMG, analisou alguns poemas de Bandeira e a atriz e poeta Bruna Kalil Othero declamou alguns poemas do autor pernambucano que falava dos sentimentos de forma tão simples que beirava a informalidade. A sessão contou com o apoio da Melitta que ofereceu gratuitamente seus produtos aos participantes da palestra.

Sérgio Alcides fez uma palestra em que focou nos poemas de Manuel Bandeira compostos nos entre os anos 1930 e 1950. Ele abriu a sessão apresentando o curta em que o poeta fez o personagem principal. Datado de 1959, dirigido por Joaquim Pedro e Domingos de Oliveira como assistente de produção, o filme “O Poeta do Castelo” acompanha a rotina do poeta em seu apartamento no centro do Rio de Janeiro, enquanto seus poemas são declamados por ele mesmo. Sérgio Alcides contou que Bandeira disse certa vez que gostou de sua atuação no filme. “Fiquei bastante vaidoso, sou excelente ator. Hollywood ainda não me descobriu”.

O palestrante mostrou que muito mais que inspiração, a poesia de Bandeira era muita trabalhada. “Na maior parte dos poemas de Bandeira há uma falsa humildade, uma mistura de resignação e altivez ao mesmo tempo. O poeta engana o leitor”, diz. Outra observação de Sérgio Alcides é que a poesia de Bandeira é livre para qualquer leitor. “Não há uma pessoa que tenha autoridade em entender a poesia de Bandeira. Um estudioso de seu texto, como eu, não sou mais apto para dizer o que o autor quis dizer do que qualquer outro leitor não estudioso de sua obra ou da literatura”, explicou. A linguagem de Bandeira também foi observada pelo palestrante. “Raramente é necessário recorrer ao dicionário para entender o texto”.

A próxima sessão do “Letra em Cena. Como ler…” será dedicado às letras de Carolina de Jesus, no dia 14 de maio, às 19h, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube. A palestra será da professora da UFOP e autora do livro “A vida de Carolina Maria de Jesus”. As inscrições gratuitas devem ser feitas o site da Sympla.

Outras Notícias

desenvolvido por