NOTÍCIAS

24/08/17 |

Oficinas cartográficas

mapa

A mostra O Desafio Cartográfico do Novo oferece vasta programação de ações educativas, oficinas e exibição de filmes para escolas e público em geral que visitarem a exposição Olhares sobre o Globo e o Brasil, em cartaz no Centro Cultural Minas Tênis Clube. Educadores promovem um diálogo com os visitantes espontâneos por meio de ações de mediação e disponibilização de alguns materiais educativos.

A visita mediada de grupos deve ser agendada por e-mail (educativo.desafio@gmail.com) para garantir conforto, segurança e atendimento adequado do grupo. A mediação de grupos abarca três momentos chaves – um processo de acolhimento, uma proposta reflexiva e uma dinâmica prática -, se orienta pelos princípios da educação não-formal e da educação integral, fazendo uso de dinâmicas e práticas multissensoriais, com duração de 1 a 2 horas.

As ações de mediação, seja de grupos agendados ou de visitantes espontâneos, são orientadas por temáticas diferentes a cada semana, de forma a promover a diversidade de percepções e apropriações do acervo e da narrativa expositiva, sempre considerando quatro processos: o que se vê, o que se sente, o que se imagina e o que se cria. As atividades são pensadas de forma a se adequarem a públicos diversos – crianças, famílias, grupos escolares, jovens, adultos, etc. Toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

Aos sábados, às 15h, são propostas oficinas que exploram diversas temáticas relacionadas à exposição. As oficinas acontecem no espaço da Galeria e adjacências, com participação gratuita, mediante inscrição antecipada por email (educativo.desafio@gmail.com) ou no próprio local e horário, de acordo com a disponibilidade de vagas.

26/08 – Navegar é preciso!: a oficina propõe uma aproximação lúdica e prática do universo da navegação e exploração geográfica da era moderna, por meio da construção artesanal de bússolas, instrumentos de localização, e barquinhos a vela, meios de locomoção nessas grandes viagens.

02/09 – Jogo do Mundo: Inspirado pelo jogo “War”, a atividade consiste na construção de um grande mapa que confere visualidade à recursos e rotas, por onde os participantes, que se tornam as peças do tabuleiro, possam circular e realizar jogos de exercício de diplomacia, conflito e troca.

09/09 – Técnicas artesanais de impressão – carimbos e tipos: As tecnologias e técnicas empregadas na cartografia respondem aos desafios, condições e dificuldades encontrados na tarefa de registrar realidades antes desconhecidas. Manuscritos, gravuras e impressos – as distintas técnicas de produção dos mapas que compõe a exposição têm muito a contribuir acerca da compreensão das diversas naturezas, finalidades e possibilidades de feitura e circulação desses documentos. Na oficina serão exploradas, de forma prática, diferentes técnicas artesanais de impressão a partir de carimbos e tipos.
Agendamento e informações pelo e-mail educativo.desafio@gmail.com

Outras Notícias

  • Música de família

    Família Lima (121)
    16/09/17 | Centro Cultural

    O Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube recebeu a Família Lima no show “Em Família”. O gru...

    saiba mais
  • Gauche na vida

    Letra em Cena Drummond (17)
    06/09/17 | Centro Cultural

    A sétima edição do projeto “Letra em Cena. Como ler…”  foi dedicado à poesia do mineiro Carlos Drummond de Andr...

    saiba mais
desenvolvido por