NOTÍCIAS

14/07/20 | Centro Cultural

RAYMUNDO COLARES EM PODCAST

A exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada” ganhou versão em de podcasts educativos, que serão disponibilizados nos dias 13 (ouça aqui), 15 (ouça aqui), 20 (ouça aqui)e 22 (ouça aqui) de julho, aqui, no site do Minas. O conteúdo dos programas foi criado pela equipe da Educativo Malacaxeta, responsável pelas atividades educativas da exposição, que ficou na Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) de novembro/2019 a fevereiro/2020.

No primeiro podcast, a arte-educadora Amanda Pontes conversa com os pequenos ouvintes no áudio intitulado “As crianças e os processos criativos”. Ela propõe uma viagem de descoberta, redescoberta e criação na obra de Raymundo Colares. Serão incentivadas brincadeiras inspiradas no elemento ar, no ritmo, no movimento, nas cores e nas formas, que também foram motes para as criações de Raymundo Colares. Ouça aqui

O arte-educador Rudá Lemos apresenta o segundo podcast, intitulado “Narrativas de museus e escolas dentro de casa via tecnologia”, cujo objetivo é fazer fruir a visão por meio da audição, transformando a obra visual de Raymundo Colares em obra sonora. O áudio, que tem a participação da artista e educadora Carolina Santana, inclui o relato de ações criadas por museus ao redor mundo, durante o isolamento social, e colagens sonoras inspiradas na exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada”. No episódio, Rudá Lemos e Carolina Santana também discutem a possibilidade de transformar o espectador em interlocutor, ao proporcionar uma experiência sonora que tenha intenção visual, além de outras questões. Ouça aqui.

Obra exposta na mostra Obra exposta na mostra “Raymundo Colares: de volta à estrada”

No terceiro programa, a arte-educadora Ana Pedrosa apresenta o tema “Educação como exercício de deriva”, a fim de fazer uma reflexão entre a relação do homem com a cidade. Para ela, a atitude de se manter à deriva construiu a poética de Raymundo Colares. “Todos os ambientes exercem algum tipo de influência na percepção do indivíduo sobre o mundo”, afirma Ana, que defende a importância se manter à deriva para ter liberdade de entendimento do lugar que cada pessoa ocupa no espaço em que vive e se relaciona. Ouça aqui

Produzido pelo também arte-educador Ian Gavião, o último podcast da série apresenta o tema “As rotinas e novas maneiras de pensar o mundo”. No áudio, é feita uma ligação entre a mostra “Raymundo Colares: de volta à estrada” e a forma de se pensar o mundo atual. Ao criar uma relação entre o que é real e o que é imaginado, são propostos exercícios e reflexões sobre temas, como a solidão, a espera, a observação do tempo e suas mutações.Ouça aqui.

Serviço

Podcasts Exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada”
Data: 
13,17,20 e 24 de julho.
Local: 
Instagram e site do Minas Tênis Clube

 

Exposição virtual

No destaque Exposição do feed da conta do Instagram do Minas Tênis Clube dedicada à Cultura (@mtccultura), está disponível o vídeo da visita virtual à mostra “Raymundo Colares: de volta à estrada”. O visitante poderá apreciar imagens das pinturas, gravuras, guaches, os famosos gibis, o diário pessoal e material documental sobre a vida e a obra de Raymundo Colares, expoente da arte moderna no Brasil, nos anos 1960/1970 e 1980, que morreu em Montes Claros, em 1986.

 Obra presente na mostra Obra presente na mostra “Raymundo Colares: de volta à estrada”

Outras Notícias

desenvolvido por